2.06.2012

Colniza - MT - Primeira Experiência em GSM

O municipio de Colniza, com 25.827 habitantes, conforme o Censo de 2010 e distante 1.160 km da capital do Estado (Cuiabá) deverá ser a primeira cidade brasileira a adotar a solução "Célula Digital".

Neste caso, prevaleceu a vontade politica da prefeita, Sra. Nelci Capitani, que não mediu esforços para que o cidadão local possa ter acesso aos serviços de internet nativa. Baseada no conceito da solução Célula  Digital , a prefeitura deverá adotar o experimento da Praça Digital, no qual proporcionará ao cidadão comum, o acesso á internet banda larga de graça, em local público.

Conforme estudo prévio através dos dados fornecido pela a Anatel, o municipio é atendido atualmente por 3 operadoras e contêm 5 ERBs, para serviço móvel pessoal (cod.010):
  • Americel S.A = 01 Estação
  • Tim Celular S.A. = 03 Estações
  • Brasil Telecom S.A. = 01 Estação 
Ou seja, qual a operadora deverá fornecer melhor sinal para atender a esta inovação do Municipio.

(Como se diz na minha terra: "who has banana to buy..."  ou plagiando o professor Joel: Pode to be !!).

Para que isto se torne realidade, a prefitura deverá nesta semana (07 a 11-02-2012) iniciar os testes de viablidade técnica (site survey), cujo objetivo, será atender os seguintes parametros: disponibilidade, escalabilidade, gerenciabilidade, interoperabilidade e área de cobertura desejada.

Conceitualmente estas palavras representam as seguintes ações: 
  • disponilidade = isto implica no perfil do usuário da célula (praça) os serviços de internet nativa a disponibilidade é tempo que serviço estará ativo sem impacto para o cidadão comum.
  • escalabilidade = isto implica em desempenho da célula em relação ao números de acessos
  •  gerenciabilidade =  isto implica em três pilares tradicionais da segurança da rede de computadores são confiança, integridade e disponibilidade. Para tratemento destes pilares é necessário que o administrador de rede seja capaz de encontrar uma solução rapidamente.
  • interoperabilidade =  isto implica na capacidade de uma célula digital possa se comunicar de forma transparente com o equipamento móvel  que acesse a rede. Para que isto seja considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos, neste caso o padrão da Célula Digital é o backbone GSM (3G/4G/LTE ou  WiMAX) e Ponto de Acesso (AP) seja o protocolo da familia 802.11.
  • área de cobertura = isto implica no tamanho de cobertura da Célula Digital que deverá atender os principios definidos nos protocolos 802.11  .
Portanto, o processo já foi inicializado...
Parabéns Prefeita e Comunidade de Colniza pela a inovação !!!

Um comentário:

  1. Olá Maurício,

    Parabéns pelo seu blog. Colniza será pioneira no uso desta tecnologia, que muito contribuirá para o crescimento da cidade e dos munícipes. A internet é a mídia do momento, e pode ser comparada a uma cidade onde encontramos de tudo: lazer, trabalho, cultura, educação, informação, política, humor.

    ResponderExcluir